Educação continuada é tema de palestra no VII Encontro da ABEL

27/04/2006 - 18:03 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

<p align="justify"><font face="Verdana" size="2">"A expansão da sua área de atuação para outros setores da sociedade, além dos órgãos públicos e universidades é uma das principais dificuldades para a Educação Continuada" de acordo com o professor Dr. Jesus Eurico de Miranda Rescigno. Esse foi um dos planos apresentados pelo professor na 1º palestra com o tema "Desafios da Educação Continuada", realizada hoje pela manhã, no Palácio Popular da Cultura, no VII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo. "São inúmeras as iniciativas de proporcionar a educação além dos muros das escolas e universidades", afirmou o palestrante. "A abrangência vai de simples cursos de especialização, passando por cursos de línguas até de mestrado",continuou. </font></p><p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Os cursos a distância foram apontados pelo professor como uma modalidade importante para a ampliação da educação continuada, porém, com um diferencial, a interatividade. Ele frisou que "a experiência altamente interativa, com a contribuição de cada participante, é essencial para o grupo". "Essa abrangência se daria com recursos de tecnologias como links com outras cidades, onde mais alunos participariam das aulas ao vivo",exemplificou o palestrante. Outro desafio citado por Dr. Eurico foi no plano conceitual. Segundo ele, há uma confusão entre os conceitos de educação continuada e educação permanente. "É necessário definir melhor. As Escolas do Legislativo estão aplicando qual delas?", questionou aos participantes da palestra. </font></p><p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Desenvolvimento de uma nova metodologia também foi questão levantada pelo pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS. Para Eurico de Miranda, "a metodologia que se emprega nas escolas comuns não é a mesma que se emprega na Educação Continuada que é bem maior". "A Educação Continuada é para atingir um objetivo. Então é necessário contextualizá-la, verificar o papel do órgão público dentro dos três Poderes da República", aconselhou. Para desenvolver tais usos metodológicos, seriam necessários, na opinião do professor, o uso de novas tecnologias, professores e avaliações diferenciadas. </font></p><p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Doutorado em filosofia, Dr Eurico defendeu a criação da Universidade do Legislativo, com cursos diferenciados e professores preparados, para atender tanto aos servidores quanto a sociedade através da Educação Continuada. "O que está sendo feito até agora é provisório, não há corpo docente nem estrutura própria de uma universidade", observou. Segundo ele, "a UNILEGIS (Universidade do Legislativo Brasileiro) , órgão integrante da estrutura do Senado Federal, deveria se transformar em uma universidade, autorizada por lei, para formação dos profissionais da área do Legislativo". </font></p><p align="justify"><font face="Verdana" size="2">Recursos tecnológicos, professores capacitados são passos importantes de acordo com o palestrante. Porém, vontade política é mais um desafio destacado por ele para realizá-los. "Muitos estão na fase de implantação das Escolas, então a política é importante porque se não ficam somente no papel", disse. "A política é uma negociação. Acredito que há uma estrutura, não é preciso criar, mas sim ampliar", incentivou. Ele apontou os cursos a distância como uma modalidade interessante e um bom argumento para a negociação política, já que, é vantajoso para pessoas de baixa renda por ter mensalidades mais baratas.</font></p><p align="justify"><font face="Verdana" size="2">A diretora da Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul, estado sede do encontro, Drª. Marlene Figueira da Silva elogiou a apresentação do professor. "Tenho certeza que essa palestra trouxe muita contribuição para os presente. Temos orgulho de tê-lo como representante do nosso Estado, pela sua pessoa e seus conhecimentos", disse Drª. Marlene.</font></p><p align="justify"><br/></p>
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