Famasul acata propostas de Waldir Neves de apoio ao homem do campo

10/06/2006 - 18:40 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Propostas do deputado estadual Waldir Neves (PSDB), no sentido de melhorar a situaçao do homem do campo e como consequência o agronegócio, com o governo priorizando incentivos a produçao, foram aproveitadas pela Federaçao da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), cujo presidente Leôncio de Souza Brito Filho, através de ofício, convidou o parlamentar para uma audiência em que uma pauta de reivindicaçoes vai ser elaborada e encaminhada para as autoridades governamentais, pleiteando incentivos e benefícios aos produtores.
Dentre os itens absorvidos pela Famasul, consta um que incide diretamente no barateamento da produçao. Trata-se da reduçao do ICMS incidente sobre o óleo diesel, que em Mato Grosso do Sul tem tarifaçao de 17%, enquanto que em outros Estados, como o vizinho Mato Grosso, por exemplo, o percentual é de 12%.
“Em razao das solicitaçoes apresentadas em audiência pública, presidida pelo deputado Waldir Neves, realizada na Assembléia Legislativa em 15 de maio deste ano, e da necessidade de medidas estaduais que amenizem a crise enfrentada pelo agronegócio sul-mato-grossense, pleiteamos uma audiência com Vossa Exclência para tratar dos assuntos ligados a agropecuária”, expressa Léo Brito no ofício.
Além da reduçao do ICMS do óleo diesel, a Famasul quer ainda a reduçao da pauta do ICMS para o agronegócio estadual; devoluçao dos créditos de ICMS recolhidos pelos produtores rurais; retirada da parcela do petróleo do Fundersul; e a concessao de regimes especiais aos elos das cadeias produtivas do agronegócio que facilitaram a concentraçao das relaçoes comerciais e reduzem os preços dos produtos.
Brito enviou também um ofício ao governador do Estado, José Orcírio, solicitando audiência no mesmo sentido.
O deputado Waldir Neves vem defendendo há tempo uma mudança na relaçao do governo para com o homem do campo. Sempre colocando como prioridades os incentivos que o produtor tem que ter para melhorar a produçao.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.