Amarildo e entidades discutem elaboração de projeto

Imagem: Deputado Amarildo Cruz
Deputado Amarildo Cruz
09/06/2008 - 09:35 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Arquivo

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) reúne-se esta tarde, às 14h30, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, com representantes de entidades do movimento negro. Em discussão, a elaboração de projeto de lei, de autoria do parlamentar, que prevê a inclusão de negros no mercado de trabalho.

Será o segundo encontro para tratar do assunto. O primeiro aconteceu no dia 21 de maio, quando Amarildo ocupava interinamente a presidência da Casa de Leis.

“Sabemos que há resistência à proposta, mas vamos apresentá-la e esperamos contar com a participação efetiva das lideranças e a adesão da comunidade”, afirmou Amarildo na ocasião.

PROJETO – A proposta deverá estabelecer sistema de cotas para o ingresso de negros no quadro de servidores públicos estaduais, por meio de concursos, a exemplo do sistema de cotas já praticado e que beneficia os índios.

O projeto recebeu o apoio das lideranças presentes à primeira reunião. O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Antônio Borges dos Santos, disse que as entidades participarão de todo o processo até a aprovação da lei e acompanharão a implantação da proposta.

INCENTIVO – O vice-presidente do Instituto Luther King de Ensino, Pesquisa e Ação Afirmativa, Aleixo Paraguassu, defende que o percentual de negros empregados nas empresas seja critério de desempate em licitações públicas, além de garantir ao empregador, no caso da iniciativa privada, algum benefício fiscal, como descontos em impostos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.