Ministro defende investimento em tecnologia de segurança

15/10/2008 - 12:41 Por: Fabiana Silvestre   

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal José Antonio Henriques dos Santos Cabral, defendeu nesta quarta-feira (15/10) o investimento em tecnologia de investigação criminal para o combate aos chamados crimes internacionais.

Ele será um dos palestrantes da 4ª edição do Fórum Internacional de Justiça (FOR-JVS), que começou hoje e prossegue até a sexta-feira (17/10), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

"Temos muito a contribuir com as técnicas que conseguimos aprimorar no combate ao crime, com o aperfeiçoamento da base de dados e investigações com base na análise de DNA", explicou Cabral.

Segundo o ministro, a Europol, que reúne as polícias européias, adota mecanismos de cooperação permanente, trocando informações e executando ações conjuntas de combate às organizações criminosas. "Diferente da Interpol, que prioriza o intercâmbio de informações, a Europol age conjuntamente, o que representa um avanço", disse.

PREOCUPAÇÃO - O ministro enfatizou que há, por parte das autoridades européias, preocupação quanto à proliferação das organizações criminosas na América do Sul.

"Sabemos que aumentaram consideravalmente as apreensões de drogas e que aqui agem grandes grupos criminosos. Até por isso eventos como esse são importantes, para que sejam traçadas estratégias de ação", afirmou.

Segundo Cabral, faltam no continente legislações mais afinadas entre si e empenho das autoridades para coibir as brechas da lei. "Ainda falta vontade política de se instituir mecanismos comuns, leis afins, sobre os crimes e as punições devidas", concluiu.

PALESTRA - O ministro português encerra o ciclo de palestras deste primeiro dia do FOR-JVS, às 17h30, com o tema As Novas Tecnologias de Investigação e Processo Penal, no Anfiteatro Manoel de Barros.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.