Odilon: Brasil é exemplo no combate aos crimes financeiros

Imagem:
15/10/2008 - 13:03 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Higa

O juiz federal Odilon de Oliveira, da Vara de Lavagem de Dinheiro e Crimes Financeiros, disse nesta quarta-feira (15/10) que o Brasil é referência no combate aos crimes financeiros. Segundo ele, experiências bem sucedidas nessa área poderão ser repassadas às autoridades de mais de 40 países que estão reunidas em Campo Grande durante o 4º Fórum Internacional de Justiça (FOR-JVS).

"A legislação brasileira de combate à lavagem de dinheiro e aos demais crimes financeiros é das mais avançadas do mundo", disse. "O rastreamento de movimentações financeiras e o confisco de bens são executados de forma satisfatória. Se a pessoa não provar a licitude do dinheiro que usou para determinado fim, perde tudo mesmo", completou.

Odilon considera importante a aproximação entre os países, em ações conjuntas de combate ao crime organizado, mas ponderou que há entraves consideráveis para a unificação da legislação. "Seria muito bom [unificar as leis], mas há choque de princípios e culturas que impedem isso", analisou.

De acordo com o juiz, que será homenageado durante o FOR-JVS pela atuação no combate às organizações criminosas, a diplomacia é a melhor estratégia a adotada pelas autoridades, além do investimento em tecnologia.

ESTREITANDO LAÇOS - Odilon disse que Mato Grosso do Sul tem estreitado as relações com os países fronteiriços, o que tem resultado em ações bem sucedidas. "O Paraguai, por exemplo, tem hoje um espírito de cooperação conosco que é muito importante; já na Colômbia esse relacionamento é razoável e com a Bolívia precisa ser melhorado", disse.









Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.