Crime está no século XXI, enquanto Justiça ainda anda no XIX

Imagem: Orlando Afonso participa do FOR JVS 2008
Orlando Afonso participa do FOR JVS 2008
15/10/2008 - 16:13 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Roberto Higa

A terceira palestra desta tarde do Fórum Internacional de Justiça (FOR JVS 2008) foi realizada pelo desembargador português Orlando Afonso, vice-presidente do Conselho Superior de Juízes Europeus. Ele destacou que as organizações criminosas evoluem na velocidade "extraordinária da internet". "A resposta do Poder Judiciário anda na velocidade do século XIX, enquanto o crime está na do (século) XXI", frisou.

Ele disse que os criminosos, organizados ou não, estão muito evoluidos e usam as mais modernas tecnologias. Explicou que os grupos criminosos atuam em escala internacional com o tráfico de armas, de drogas e de seres humanos.

Afonso falou que a crminalidade é transnacional. A respeito, citou o caso da Europa, onde não existem fronteiras entre os países da Comunidade Européia, o que permite grande mobilidade entre os cidadãos.

Ele destacou que a União Européia tentou criar um Código Penal único, mas a proposta não evoluiu. Por isso, ele acabou não se atendo ao tema da sua palestra: "Direito Comparado: o processo e o código penal Europeu e Brasileiro".
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.