Brasil firma convênio para capacitar polícias de países africanos

Imagem: Geraldo Bertolo presidiu a I Cimeira
Geraldo Bertolo presidiu a I Cimeira
15/10/2008 - 18:12 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Roberto Higa

As polícias do Brasil vão oferecer cursos de capacitação para policiais de seis países africanos de língua portuguesa. O convênio foi firmado hoje, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, durante a I Cimeira - Polícias Judiciárias e científicas dos Países da Língua Portuguesa.

O evento reúne, hoje e amanhã, paralelamente ao Fórum Internacional de Justiça (FOR-JVS 2008), representantes das polícias do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Princípe e Timor Leste. O encontro acontece auditório Pedro de Medeiros.

Segundo o presidente da Cimeira I e da Fundação Polícia Federal de Apoio ao Ensino e à Pesquisa, Geraldo Bertolo, a PF e a Polícia Militar de Minas Gerais e do Ceará vão capacitar policiais militares dos países africanos.

A primeira turma será capacitada na Academia da Polícia Federal em Brasília. Serão 40 vagas, sendo 20 para Guiné Bissau e 20 distribuídas entre outros cinco países. Amanhã, segundo Bertolo, será debatida a educação a distância para capacitar, do Brasil, os policiais do continente africano.

Brasil e Portugal já possuem parceria e realizam intercâmbio para capacitar e trocar experiências entre as polícias. Apesar dos modelos policiais não serem iguais, ele destacou que não inviabilizam a parceria, já que a atuação tem as mesmas finalidades: preventiva e investigativa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.