Terrorismo é ameaça a organização política e social mundial

Imagem: Procurador chefe da Turquia, Aykut Engin
Procurador chefe da Turquia, Aykut Engin
16/10/2008 - 17:42 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Roberto Higa

Procurador chefe da República da Turquia, Aykut Cengiz Engin, alertou que o terrorismo é ameaça ao sistema político, social e econômico dos países no mundo. Ele foi o último palestrante do segundo dia do Fórum Internacional de Justiça (FOR-JVS 2008), que acontece até amanhã no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O tema da palestra foi "Crime organizado, terrorismo e tráfico de drogas na Turquia".

Ele apresentou um histórico da situação do crime organizado e do terrorismo no Turquia, país que vem se preparando para ingressar na União Européia. Como parte deste processo, o País atualizou o sistema judiciário ao contemporâneo europeu em 2004. O País pune os criminosos membros de organizações criminosas e terroristas até com a pena de morte.

Para Engin, o terrorismo é a grande ameaça ao sistema e à ordem política e econômica mundial. A ação dos grupos exige umã reação centralizada entre os países e uma cooperação internacional muito maior, com troca de informações sobre meios e as ações dos grupos existentes.

O procurador turco contou sobre a ação de um dos principais grupos terroristas atuantes na Turquia, o Partido Trabalhista do Curdistão (PKK). Nos últimos 30 anos, o grupo matou mais de 35 mil pessoas no seu país, incluindo-se de crianças a idosos, civis, militares e autoridades. O último atentado ocorreu em julho deste ano, quando a explosão de duas lixeiras em Istambul, capital turca, matou 18 civis e deixou outros 137 feridos.

Engin destacou que o PKK tem o reconhecimento como partido político de vários países, promove campanhas internacionais de arrecadação de fundos com finalidade humanitária e divulga suas ações em emissoras de televisão da Europa. Por outro lado, para arrecadar fundos, os terroristas do PKK também roubam casas e veículos.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.