Para norte-americano, ação anti-terrorismo exige equilíbrio

Imagem:
17/10/2008 - 17:15 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Higa

O advogado da Divisão de Segurança Nacional do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Timothy Reardon, defendeu nesta sexta-feira (17/10) ações ponderadas e coordenadas, por parte dos governos, para o combate ao crime organizado internacional.

Reardon, que atua na Seção de Contra-terrorismo, mnistrou esta tarde, durante o 4º Fórum Internacional de Justiça (FOR-JVS), a palestra A Investigação e o Processo nos Casos de Terrorismo Internacional.

"O grande desafio hoje é como uma sociedade livre se protege contra o terrorismo e continua livre, usando a lei", disse. "A resposta é o equlíbrio", complementou, explicando que a legislação deve endurecer contra os criminosos e não contra os cidadãos de bem.

Segundo o advogado, nos Estados Unidos o terrorismo é considerado crime federal, que reúne a violação a mais de 40 leis. "São atos específicos que, somados, garantem punição maior aos criminosos", informou.

Para Reardon, um importante instrumento utilizado no país é o Princípio da Exterioridade, que permite às autoridades norte-americanas perseguirem bandidos em outros países.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.