Onevam apresenta voto e reforma no Regimento deve ser votada

Imagem: Onevam de Matos
Onevam de Matos
21/10/2008 - 09:38 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Onevan de Matos (PDT) apresentou o relatório, com seu voto em separado, sobre a reforma no Regimento Interno da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Agora, a Comissão Especial de Reforma do Regimento deverá retomar os trabalhos para analisar os dois relatórios, o outro foi apresentado pelo deputado Youssif Domingos (PMDB). O plenário deverá votar as mudanças até novembro, já que a votação da Mesa Diretora está prevista para ocorrer em dezembro.

Matos apresentou parecer favorável à tramitação de 44 das 102 emendas propostas pelos deputados estaduais. Ele se manifestou contra 52. O pedetista propôs algumas mudanças, como o aumento de cinco para seis o número de membros das 13 comissões permanentes do legislativo, diminuição de 30 para 20 minutos o tempo da palavra no Grande Expediente; manutenção do voto secreto para a escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas e dos integrantes da Mesa Diretora.

Youssif Domingos defende, em seu relatório, a extinção do voto secreto no legislativo estadual. Os dois relatórios serão votados pela comissão especial e depois, seguem para votação, em primeira e segunda discussão, em plenário. A expectativa é concluir as mudanças até o próximo mês.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.