Florestas plantadas são desafio para Mato Grosso do Sul

24/10/2008 - 17:10 Por: Talitha Moya   

Os novos desafios ambientais foi tema de destaque no último dia do IV Seminário Internacional de Direito, Águas, Energia e Aquecimento Global e V Seminário de Águas de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assembléia Legislativa.

De acordo com o engenheiro agrônomo Abrahão Malulei Neto o principal desafio consiste em repor o déficit florestal para proteger o pouco da reserva nativa que ainda existe no estado. “A garantia de que a reserva nativa vai ficar de pé é a floresta plantada. Não vejo como elas ficarem separadas. É uma inter-relação de dependência”, afirmou Abrahão.

O plantio de florestas para reduzir a exploração sobre a mata nativa pelas indústrias é também um dos pontos mais importantes da carta de intenção elaborada no final do seminário. Segundo o deputado Paulo Corrêa a proposta é implantar o Instituto de Desenvolvimento Florestal para atender de maneira diferenciada a demanda das indústrias de celulose e papel e siderúrgica do Estado. O ideal, conforme o deputado, seria a criação de um Pólo de Florestas Plantadas para garantir a preservação da mata nativa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.