Audiência discute atendimento dos SAC e ações contra telefônicas
Francisco Demontiê, da ABCCON
30/03/2009 - 14:31
Por: Adriano Furtado
Foto: Giuliano Lopes
Pela lógica de Demontiê, as empresas não investem em SAC e transferem para a máquina judiciária a responsabilidade de dirimir as avenças e resolver as reclamações. Para o representante da ABCCON, que participou da audiência pública "Diálogo Aberto: operadoras de telefonia e você", hoje na Assembleia Legislativa, as operadores não estão cumprindo os contratos de prestações de serviços.
Ainda sobre os call centers, a defensora pública da Defensoria do Consumidor Salete de Fátima do Nascimento comentou que o objetivo do serviço de atendimento oferecido pelas empresas de telefonia continua sendo o de impedir que o cliente tenha o problema resolvido ou mude de operadora. Apesar das novas regras para os call centers, a defensora disse que a estratégia dos atendentes agora é dizer que "o sistema está fora do ar".
Durante a audiência proposta pelo deputado Júnior Mochi (PMDB), o procurador de justiça e coordenador do Centro de Opoio ao Consumidor, Francisco Neves Júnior, disse que existem normas suficientes, inclusive internacionais, para proteger o consumidor, mas que falta iniciativa das empresas para melhorar as relações de consumo no setor de telefonia.
Já o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Vilson bertelli, revelou que foi vítima por quatro ocasiões de erros cometidos por operadoras de telefonia e que em um dos casos teve arbitrado o recebimento de R$ 1 mil a título de dano moral pago pela operadora. O magistrado disse que o resultado foi decepcionante para ele.
Quanto ao grande número de reclamações, principalmente nos juizados especiais, Bertelli disse que - em parte - a culpa foi do próprio judiciário que acenou com o possibilidade de cancelamento da cobrança da assinatura básica para os serviços de telefonia.
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Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
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