Assembléia faz parceria com Instituto Histórico e Geográfico

Imagem: Hildebrando Campestrini, Paulo Corrêa e Arnaldo Menecozi
Hildebrando Campestrini, Paulo Corrêa e Arnaldo Menecozi
13/05/2009 - 08:03 Por: Vanda Moraes    Foto: TVALMS

A Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa está firmando parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul para apoiar e incentivar o trabalho já desenvolvido pela entidade, assim como alavancar e propor iniciativas que contribuam com o resgate e a formação cultural sul-mato-grossense.

O presidente da Comissão, deputado Paulo Corrêa (PR), explicou que a Assembléia cumpre seu papel ao implementar parcerias como essa. "O presidente da Assembléia, deputado Jerson Domingos (PMDB), nos indicou para formalizar essa parceria e, falando pela Comissão de Meio ambiente, quero salientar uma das realizações do Instituto que é a elaboração da enciclopédia das águas de Mato Grosso do Sul", disse Paulo Corrêa.

De acordo com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, professor Hildebrando Campestrini, a enciclopédia virtual está catalogando toda a hidrografia do Estado, com anotações sobre a localização e até mesmo indicações históricas para cada verbete. "Já temos mais de três mil verbetes catalogados nesse trabalho que está sendo coordenado pelo geógrafo Arnaldo Rodrigues Menecozi", expolicou o professor.

TV ASSEMBLÉIA - Entre os termos da parceria que está sendo firmada, está a cessão ao Instituto Histórico e Geográfico de horário dentro da programação da TV Assembléia. O formato do programa ainda está em fase de planejamento, mas a TV estará transmitindo ao vivo todas as reuniões com os representantes do Instituto.

"A idéia é podermos mostrar nosso trabalho que muitas vezes fica apenas nos bastidores dos acontecimentos, mas é de fundamental importância para a conservação da história e da cultura de nosso Estado", explicou o professor Hildebrando Campestrini.

AGENDA - A próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul ficou agendada para o dia 26 de maio, às 16 horas, no Plenarinho da Assembléia legislativa. Para esse encontro deverão ser convidados representantes da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

"Queremos incentivar os municípios no trabalho de resgate e registro da história de cada localidade, apoiando o trabalho que já vem sendo feito pelo Instituto", afirmou o deputado Paulo Corrêa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.