Instituto Histórico apresenta enciclopédia de MS

Imagem: Reunião do Instituto Histórico com a Comissão de Meio Ambiente
Reunião do Instituto Histórico com a Comissão de Meio Ambiente
26/05/2009 - 17:08 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), professor Hildebrando Campestrini, e o geógrafo Arnaldo Rodrigues Menecozi apresentaram na tarde desta terça-feira (26/05) os recursos já disponíveis no portal www.ihgms.org.br, onde pode ser acessada e consultada a Enciclopédia Eletrônica de Mato Grosso do Sul.

Menecozi está coordenando o trabalho de catalogação da hidrografia do Estado, que já totaliza mais de três mil verbetes.

A demonstração dos recursos oferecidos no site foi realizada durante reunião com o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PR), que contou também com a participação dos vereadores Valdomiro de Carvalho, presidente da Câmara Municipal, e Paulo Caxa, ambos do município de Sete Quedas.

O professor Hildebrando explicou que a enciclopédia - que também será lançada na versão impressa - se tornará um importante instrumento de pesquisa sobre Mato Grosso do Sul, com informações relacionadas à história, geografia, artes, turismo, meio ambiente e desenvolvimento institucional. A expectativa dele é que o portal contabilize cerca de 20 mil acessos diários, principalmente de estudantes.

PARCERIA - A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa está firmando parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul para apoiar e incentivar o trabalho já desenvolvido pela entidade, assim como alavancar e propor iniciativas que contribuam com o resgate e a formação cultural sul-mato-grossense.

Entre os termos da parceria, está a cessão ao Instituto Histórico e Geográfico de horário na programação da TV Assembleia. O formato do programa ainda está em fase de planejamento, mas a TV estará transmitindo ao vivo todas as reuniões com os representantes do Instituto.

"A ideia é mostrar nosso trabalho que, muitas vezes, fica apenas nos bastidores dos acontecimentos, mas é de fundamental importância para a conservação da história e da cultura de nosso Estado", disse o professor Hildebrando.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.