UEMS decide manter cursos em Cassilândia

Imagem:
02/06/2009 - 17:30 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) manterá a estrutura atual em Cassilândia, município à 428 km de Campo Grande, com os cursos de Agronomia, Letras e Matemática. A decisão, do reitor Gilberto Arruda, foi tomada durante reunião com a comunidade acadêmica, lideranças políticas do município e deputados membros da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (02/05).

Arruda apresentou três propostas de reestruturação da unidade em Cassilândia e a de número três foi escolhida por unanimidade. Ela prevê a manutenção da estrutura atual, com os três cursos já oferecidos, aumento de 20 vagas (passando de 130 para 150 ofertadas), realização de concurso, ainda em 2009, para três professores com titulação de doutor (a serem empossados em fevereiro de 2010), concurso para técnico de laboratório e melhoria na infraestrutura física para o ensino, pesquisa e extensão.

“A voz do povo é a voz de Deus”, afirmou o reitor, que decidiu acatar o posicionamento de representantes dos funcionários da UEMS, dos acadêmicos, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cassilândia, que participaram da reunião hoje, na Presidência da Casa de Leis. Arruda vinha defendendo a reestruturação dos cursos oferecidos com base em um levantamento, a ser realizado, sobre a demanda por vagas, o que gerou mal-estar na cidade e preocupação de que a universidade fecharia as portas.

Segundo o reitor, a existência de três cursos “dispersa investimentos”. “A unidade deveria focar em uma área de atuação, que poderia ser fortalecida”, explicou.

“VONTADE POPULAR”

Para o prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto da Silva (DEM), a decisão da UEMS contempla a população. “Felizmente, prevaleceu a vontade popular e a garantia de que os cursos serão mantidos”, disse.

Também representaram o legislativo estadual no encontro o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), além dos deputados Paulo Corrêa (PR), Professor Rinaldo (PSDB), Pedro Kemp (PT), Diogo Tita (PMDB), Akira Otsubo (PMDB) e Coronel Ivan (PDT).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.