Para deputados, manutenção de cursos contempla população

Imagem:
02/06/2009 - 17:45 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputado Professor Rinaldo (PSDB), ressalta que o diálogo foi fundamental para garantir a manutenção dos cursos de letras, matemática e agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Cassilândia, município à 428 km de Campo Grande.

“Foi uma decisão importante, que, com toda certeza, contempla a população do município”, afirmou Rinaldo.

A reestruturação da unidade de ensino foi discutida na tarde desta terça-feira (02/06), durante reunião do grupo de trabalho da Casa de Leis com a comunidade acadêmica. Também participaram do encontro o prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto da Silva (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), além dos deputados Paulo Corrêa (PR), Professor Rinaldo (PSDB), Pedro Kemp (PT), Diogo Tita (PMDB), Akira Otsubo (PMDB) e Coronel Ivan (PDT).

O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Pedro Kemp (PT), defendeu a manutenção dos cursos, ressaltando que a universidade deve estudar mecanismos para reduzir a ociosidade de vagas, atualmente estimada pela UEMS em 87 das 483 ofertadas (4 no curso de agronomia, 18 no de letras e 65 no de matemática).

O deputado Akira Otsubo lembrou que os boatos de fechamento da unidade da UEMS em Cassilândia prejudicaram a imagem do município. “Isso é um desastre, era um boato forte que todos ouviam, mas todos também sabem que a população não quer o fechamento da UEMS”, reiterou.

Para o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), que também integra a Comissão de Educação da Assembleia, a mobilização da classe política, da universidade e dos acadêmicos foi decisiva para a manutenção dos cursos. “A contribuição de todos foi importante e a proposta acatada certamente vem ao encontro dos anseios da população de Cassilândia", afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.