Assembléia recebe bandeira e celebra Missa do Divino

Imagem: Assembléia recebe bandeira e celebra Missa do Divino
Assembléia recebe bandeira e celebra Missa do Divino
09/06/2009 - 09:45 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã desta terça-feira, a bandeira e celebrou a missa de ação de graças do Divino Espírito Santo. O evento faz parte de uma das festas religiosas populares mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, realizada há 114 anos em Coxim. Servidores e os deputados estaduais Júnior Mochi (PMDB), Márcio Fernandes e Dione Hashioka, do PSDB, participaram da celebração no saguão do Palácio Guaicurus, sede do legislativo estadual.

A bandeira saiu dia 3 de maio deste ano em Coxim para fazer a visita às fazendas, chácaras e vilas da região e até as residências dos coxinenses em Campo Grande. Nesta terça-feira. o grupo, formado pelo festeiro, o comerciante Renato Dresch, o alferes da bandeira e os foliões passaram pela Governadoria e pela Assembléia Legislativa.

Mochi disse que testemunhou muitas graças com a festa do Divino Espírito Santo. A devoção dos católicos da região é marcada por bençãos, destacou. Ele explicou que os festeiros dedicam três meses de sua vida à celebração.

Após a missa, o grupo divulgou a 15ª Festa do Divino Espírito Santo em Campo Grande. O evento acontece na Cedesc (Centro de Desenvolvimento Esportivo, Social e Cultural) da Funlec, no anel viário, entre as saídas de Cuiabá e Três Lagoas. A programação começa às 8h com café da manhã e recepção da bandeira.

Em seguida, às 9h30min, é celebrada missa de ação de graças. O almoço começa às 12h, com churrasco, galeto, linguiça, empamonado, arroz branco, mandioca, vinagrete e doces caseiros. O convite custa R$ 15.

A animação fica por conta de Gauchinho e banda e Gregório e Grupo Fronteira, das 12h às 18h. O convite custa R$ 15 e os participantes devem levar pratos e talheires.

Em Coxim, de 17 a 26 de julho deste ano, acontece a 114ª Festa do Divino Espirito Santo. Segundo o festeiro Dresch, o evento é muito mais antigo, mas a comprovação depende de uma pesquisa mais minuciosa. A parte religiosa será de 17 a 22 de julho, enquanto a parte social segue de 22 a 26 do próximo mês.

Os convites e mais informações sobre a festa na Capital podem ser obtidas com os festeiros Edgar de Azevedo Pinto e Maristela Inês Silva Pinto nos telefones 3326-4918 ou 9999-1910.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.