Pesquisa revela quadro alarmante de violência nas escolas

Imagem: Deputado Júnior Mochi
Deputado Júnior Mochi
10/06/2009 - 11:05 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Pesquisa realizada pelo Ministério Público Estadual constatou índices alarmantes da violência nas escolas de Mato Grosso do Sul, segundo o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB). Ele realizou reunião ampliada sobre o tema com representantes do Governo estadual e das polícias em busca de subsídios para elaborar um projeto de lei.

Segundo o deputado, o objetivo é fazer com que as leis criadas possam ser efetivadas e as atividades ocorram na prática para reduzir a criminalidade nos estabelecimentos de ensino. Desde 1991, foram criadas 10 leis com esta finalidade.

Mochi apresentou levantamento do MPE sobre a situação nas escolas. A taxa de evasão chega a 40% no período noturno, ficando entre 20% no matutino e 10% no vespertino. O reflexo se mostrou no balanço das audiências realizadas em maio pela Promotoria da Infância e Juventudade. Em 120 audiências, compareceram 80 adolescentes envolvidos em assaltos , que estavam fora da escola.

Outro levantamento feito pelo MPE constatou que 80% dos estudantes já se desacataram os professores e 70% em agressão aos alunos. 30% já ameaçaram os professores. "São índices alarmantes", definiu Mochi.

"Este relatório entristece", ressaltou o líder do PSDB e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, Professor Rinaldo. Ele disse que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não estabelece apenas direitos, como diz o imaginário popular, mas estabelece deveres das crianças e adolescentes e dos responsáveis.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.