Cooperativas têm 75 mil associados em Mato Grosso do Sul

Imagem: Celso Régis
Celso Régis
03/07/2009 - 09:58 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

As 103 cooperativas contam com aproximadamente 75 mil associados e geram mais 3,5 mil empregos diretos em Mato Grosso do Sul. A estimativa é do presidente da OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul), Celso Ramos Régis, que participa do 1º Encontro das Frentes Parlamentares do Cooperativismo: as Frencoops nacional e estadual.

Régis revelou que o grande desafio do setor no Estado é a capacitação dos gestores das unidades, dos associados e dos funcionários. O objetivo é qualificar a gestão das cooperativas.

Como 55% das cooperativas são ligadas ao agronegócio, a OCB/MS se juntou a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) na defesa dos direitos de propriedade. A entidade está preocupada com os conflitos indígenas e fundiários.

"Não pode ser motivo de desavença. O cooperativismo prega o entendimento e o respeito às leis", destacou Celso Régis, sobre a busca de um entendimento para acabar com os conflitos entre produtores rurais e índios em Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.