Para Serra, ação parlamentar fortalece setor agrícola

Imagem: Governador José Serra
Governador José Serra
03/07/2009 - 15:09 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ressaltou nesta sexta-feira (03/07) a representatividade das frentes parlamentares do cooperativismo e o papel decisivo das entidades para o fomento do setor agrícola no país.

Para o tucano, que participou do primeiro encontro das Frentes Parlamentares do Cooperativismo: Frencoops nacional e estadual, na Assembleia Legislativa, a atuação dos parlamentares dá visibilidade às questões do campo. "Além de tornar públicos assuntos pouco divulgados, as frentes também ajudam a encontrar saídas para os impasses, atuando com técnica político-parlamentar", disse, durante coletiva aos jornalistas.

Segundo Serra, o cooperativismo é inerente ao setor agrícola e setor estratégico em São Paulo, onde dispõe de fundos de financiamentos, apoio à pesquisa e investimentos em infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Como exemplo, citou a distribuição gratuita de leite às crianças. "O alcance desse trabalho é maior do que o bolsa família em São Paulo, em termos de crianças atendidas", disse, reiterando que o governo compra o produto das cooperativas, inclusive as de assentamentos.

Para o governador, faltam investimentos para o fortalecimento do cooperativismo no Brasil e uma lei geral com diretrizes para o setor. "Ainda assim, o cooperativismo é muito promissor, principalmente na área de crédito", disse. Segundo Serra, o setor agrícola movimentou R$ 60 bilhões em 2008 no país.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.