Paulo Duarte condena suspensão de obras na BR-262 pelo Ibama

Imagem: Deputado Paulo Duarte
Deputado Paulo Duarte
05/08/2009 - 10:25 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) ocupou a tribuna, no grande expediente da sessão desta quarta-feira, para condenar a interdição das obras de ampliação e restauração da BR-262, entre Anastácio e Corumbá. O Governo federal está investindo R$ 150 milhões na implantação de terceira via e acostamento na via.

A obra foi embargada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) por falta de licenciamento ambiental. O pedido foi feito há 60 dias, mas não houve manifestação do órgão federal.

"Mato Grosso do Sul está desamparado", destacou o petista, que ressaltou a importância dos investimentos para a região de Corumbá. Ele até contou que existe preocupação ambiental por parte do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que chegou a mudar o local do canteiro de obras para preservar o ninho de tuiuiús.

Parque dos Poderes - Paulo Duarte criticou ainda a falta de critério para as obras de prédios públicos e conjuntos residenciais realizadas no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Ele afirmou que a unidade de conservação, onde ficam os poderes, está totalmente descaracterizada.

Amanhã, o petista discutirá o assunto com o procurador-geral de Justiça, Miguel Vieira da Silva. O objetivo é evitar a propagação de outras obras, já que as existentes estão em fase de conclusão.

Amarildo Cruz (PT) cobrou explicação da ação e da inanição dos órgãos de meio ambiente, que interditam uma obra que pode salvar vidas (BR-262) e não tomam nenhuma medida contra outras, as construções no Parque dos Poderes.

Duarte ainda criticou o ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, que adota uma gestão voltada para ações de impacto na mídia. Além disto, na sua avaliação, o órgão só considera a Amazônia e não o Pantanal.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.