Teruel critica inclusão precipitada de alunos especiais na rede regular de ensino
07/08/2009 - 17:11
Por: Marcelo Pereira
Foto: Robeto Higa
“Esse é um receio que a gente tem ouvido dos professores em todo o Estado. Falta investimento na escola pública. Como de uma hora para outra essas escolas vão receber mais alunos e com necessidades específicas sem que haja aplicação de recursos, investimentos na qualificação e atualização dos professores, além de estrutura nas escolas públicas”, explica Teruel. O parlamentar também destaca que as entidades tem realizado há anos um esforço concentrado no sentido de atenderem às pessoas com necessidades específicas e também á família com as mais variadas orientações.
Teruel relatou que já encontrou famílias que transferiram os filhos com necessidades especiais das entidades para as escolas públicas regulares e depois se arrependeram. “Não há o mesmo tratamento por falta de estrutura. Essa medida é precipitada e não podemos criar novas dificuldades para essas famílias que já encontram vários obstáculos para garantir educação com qualidade e atenção especiais. Sem falar que as entidades trabalham com centenas de voluntários”, diz Teruel.
O deputado Pedro Teruel sugeriu que o documento elaborado ao final da audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, sob a coordenação do deputado estadual Pedro Kemp (PT), mobilize não somente as entidades como a Pestalozzi e a Apaes, mas todas as escolas públicas regulares que deverão receber alunos especiais. “Tenho certeza que os professores das escolas regulares sabem que vão ser obrigados a receber uma demanda no ano que vem que não estão ainda preparados”, advertiu Teruel.
Teruel também recomendou que o documento elaborado apresente reivindicação junto ao Ministério da Educação e à Secretaria Estadual de Educação para a obtenção e ampliação de recursos para a educação especial.
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Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
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