Júnior Mochi pede punição de operadoras de telefonia

Imagem: Deputado Júnior Mochi
Deputado Júnior Mochi
11/08/2009 - 10:51 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Júnior Mochi (PMDB) cobrou a punição das concessionárias de telefonia em Mato Grosso do Sul pelo desrespeito aos consumidores. Durante pronunciamento na tribuna, no grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira, ele divulgou levantamento do Procon que revela aumento no número de reclamações contra as operadoras.

A líder do ranking continua sendo a Oi (que incorporou a Brasil Telecom). O número de reclamações contra a empresa cresceu 181,5% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de 286 para 805. O número de atendimentos cresceu 42%, de 1.688 para 2.397.

Além disto, segundo Mochi, a empresa não vem cumprindo os acordos firmados com os consumidores por meio do Procon. A maior parte das reclamações são lançamentos indevidos na fatura.

Também houve aumento nas queixas contra outras operadoras. As reclamações contra a Claro tiveram aumento de 271%, de 63 para 234. Uma das maiores operadoras do País, a Vivo não vem desrespeitando os consumidores como as demais, já que as queixas cresceram apenas 12%, de 99 para 111.

Uma operadora até registrou queda de 32% nas reclamações, de 92 para 62 no período. Este dado foi considerado uma boa surpresa pelo deputado Júnior Mochi.

PUNIÇÃO - Mochi defendeu ações para punir as operadoras. Em indicação ao Procon, ele pede a suspensão dos serviços de habilitação de novos aparelhos por período determinado, com multa cominatória, no caso de desobediência.

Também pede a adoção de procedimento administrativo específico simplificado, dado o alto número de acordos administrativos celebrados perante aquele órgão que são descumpridos.

Ele lembrou ainda a multa aplicada pelo Ministério da Justiça contra a Claro e a OI por descumprirem as regras do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) em R$ 300 milhões. Mochi afirmou que existe um absoluto desrespeito ao consumidor de Mato Grosso do Sul por parte de algumas concessionárias de telefonia.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.