Trad quer garantir economia para proprietários de veículos flex

Imagem: Deputado Marquinhos Trad
Deputado Marquinhos Trad
11/08/2009 - 11:05 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

Os proprietários de veículos com motor flex (bicombustíveis) podem ganhar importante instrumento para garantir a economia na hora de abastecer.

O deputado Marquinhos Trad (PMDB) apresentou projeto para que os postos de combustível informem aos clientes o percentual de diferença entre os preços do álcool e da gasolina.

A informação deverá ser afixada em cartaz, placa ou similiar em local visível e deverá conter também todos os preços dos combustíveis vendidos no estabelecimento.

Caso seja aprovada, a lei que vale para todo o Mato Grosso do Sul, prevê multa que pode variar de R$ 212 a R$ 3 milhões para quem descumprir, conforme norma do Código de Defesa do Consumidor.

Segundo Marquinhos Trad, a lei pretende evitar que os donos de veículos comprem "gato por lebre". Ele explica que "muitos acham que estão fazendo um bom negócio abastecendo o carro com álcool, que é mais barato", no entanto, pesquisas demonstram que só há economia de fato quando o preço do álcool é inferior a 70% do valor do litro da gasolina.

O percentual reflete o menor rendimento do álcool, que faz o veículo rodar menos quilômetros que a gasolina com um mesmo volume de combustível.

Os cálculos são do Cepea-USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), uma das maiores autoridades do país em relação ao álcool.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.