Assembleia realiza processo seletivo para Parlamento Jovem

Imagem:
15/09/2009 - 15:25 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet (PMDB), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), está realizando o processo seletivo para a segunda edição do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense.

O objetivo de iniciativa é formar e promover a consciência política e a liderança entre as crianças e adolescentes do Estado.

As regras para a adesão das escolas foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (15/09). De acordo com o edital 01/2009, os alunos têm até 25 de setembro para apresentar os anteprojetos com as propostas de atuação às instituições de ensino. A campanha eleitoral será realizada entre os dias 28 de setembro e 9 de outubro.

A primeira fase das eleições será realizada no dia 23 de outubro, nas escolas. A segunda, acontecerá nos Conselhos das Unidades Escolares (COUNES), entre os dias 26 e 30 de outubro. O resultado final da eleição será divulgado no dia 9 de novembro.

Os 24 deputados estudantes eleitos serão diplomados, no TRE, no dia 18 de novembro e tomarão posse, na Assembleia Legislativa, no dia seguinte.

Entre os dias 23 e 27 de novembro, os estudantes participarão de capacitação, na Casa de Leis, sobre a tramitação dos projetos e a atuação parlamentar. Eles elegerão entre si um presidente, um vice-presidente e um secretário, que integrarão a Mesa Diretora.

O mandato tem duração de dois anos, com substituição pelo suplente quando o titular estiver impossibilitado de exercer a função.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.