Projeto obriga a realização exames oftalmológicos nos alunos

Imagem:
16/09/2009 - 11:12 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei do deputado estadual Paulo Corrêa (PR), apresentado na sessão de hoje, torna obrigatório a realização de exames oftalmológicos nos alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul.

Os exames serão realizados anualmente no primeiro semestre letivo. A Secretaria Estadual de Saúde deverá realizar um cadastro estatístico da situação dos alunos para elaborar planos de ação futuros.

No caso de constatada qualquer deficiência na acuidade visual, o Estado deverá providenciar para que o paciente receba as lentes corretivas suficientes para a cura ou contenção do avanço da mesma.

"A busca pela excelência do ensino, não pode deixar de lado a observação das condições físicas dos alunos, sobremaneira no que respeita a sua plena capacidade de enxergar", justificou-se.

"A medida preventiva neste sentido, por certo haverá de beneficiar esta poulação (estudantes com problemas visuais), sem gerar grandes despesas ao Estado, responsável pela saúde pública, além de oportunizar-lhe o perfeito acompanhamento para o desenvolvimento de futuras campanhas de saúde voltadas à juventudade", afirmou Corrêa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.