Parlamentares destacam novo Zoneamento Ecológico para Estado

Imagem: Deputado Júnior Mochi
Deputado Júnior Mochi
17/09/2009 - 11:49 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado Junior Mochi (PMDB) ressaltou hoje a forma como foi elaborado o projeto de lei do governo estadual, encaminhado à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, que institui o PGT/MS (Programa de Gestão Territorial) e aprova a primeira aproximação do ZEE/MS (Zoneamento Ecológico-Econômico).

Mochi afirmou que, conforme publicado em anexo ao projeto no Diário Oficial, noventa e duas instituições colaboraram na elaboração do projeto com informações técnicas, embora não tenham participado diretamente da redação da norma encaminhada à Casa de Leis.

Sobre o ZEE/MS, o deputado disse que a proposta é produto de três oficinas, seis reuniões regionais com a participação de mais de 1 mil pessoas e 31 reuniões setoriais que permitiram a divisão do Estado em 10 zonas, cinco arcos de expansão e eixos de desenvolvimento. O parlamentar disse que o projeto "é fundamental para a organização do crescimento de Mato Grosso do Sul de forma sustentável".

Já o vice-líder do governo, deputado Marcio Fernandes (PSDB), disse que "a proposta permitirá a inclusão de municípios na nova matriz econômica, criando um novo modelo econômico em Mato Grosso do Sul que fuja do binômio boi/soja". O deputado aposta na expansão do plantio da cana-de-açúcar e das florestas de eucalipto.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.