Luiz Ovando faz palestra na ALMS sobre doenças cardiovasculares

Imagem: Luiz Ovando faz palestra na ALMS sobre doenças cardiovasculares
Luiz Ovando faz palestra na ALMS sobre doenças cardiovasculares
22/09/2009 - 11:15 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O cardiologista Luiz Ovando abriu nesta terça-feira a programação da Semana da Saúde, realizada pelo Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O médico falou que a Prevenção de Doenças Cardiovasculares passa por mudanças emocionais, porque racionalmente todo mundo sabe o que faz mal para a saúde.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 30% das mortes em todo o mundo são provocadas por problemas cardiovasculares, aproximadamente duas vezes e meia o número de óbitos provocados por câncer.

Em Campo Grande, dados de 2002 apresentados pelo cardiologista, apontam que 41,4% tem hipertensão, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A parcela da população com maior incidência de pressão alta é de 40 a 59 anos de idade. Luiz Ovando também apontou que apesar da redução do número de fumantes, vem crescendo o número de obesos e hipertensos.

"Nós comemos mal e mais do que precisamos, também nos mexemos pouco", alertou o cardiologista ao falar dos hábitos modernos que tornam as pessoas sedentárias e sujeitas a problemas no coração.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.