Pais não devem desistir dos próprios filhos, diz José Ricardo Nunes

Imagem: Pais não devem desistir dos próprios filhos, diz José Ricardo Nunes
Pais não devem desistir dos próprios filhos, diz José Ricardo Nunes
24/09/2009 - 09:48 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O doutor José Ricardo Nunes da Cunha palestrou hoje de manhã durante a Semana de Saúde, promovida pelo Centro de Saúde da Assembleia Legislativa. O psicólogo falou sobre a família como matriz da identidade, da doença e da saúde.

José Ricardo disse para a platéia que lotou o Plenarinho Nelitto Câmara que a saúde plena é um estado difícil de alcançar, sendo definida pela Organização Mundial de Saúde - OMS como "ausência de doença e perfeito bem estar físico, mental e social".

Além de promotoras do crescimento emocional, o psicólogo disse que as famílias também são fatores para a maior parte das doenças. Como primeira organização social da qual o indivíduo participa, a família é geradora de conflito e tensão.

O palestrante acredita que atualmente os filhos exigem mais tempo e dedicação do que em gerações anteriores. Além disso, frisou que os pais não podem esperar retribuição: "é um investimento de alto risco".

José Ricardo disse ainda que a transgressão na adolescência é normal porque "o jovem está no papel dele", restando aos pais insistir na educação e formação. "Filho é igual videogame: cada fase fica mais difícil. Não podemos desistir deles", completou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.