Movimento Salve o Taquari é grito de alerta da sociedade, diz Mochi

Imagem: Junior Mochi e prefeitos lançaram Movimento Salve o Taquari em Coxim
Junior Mochi e prefeitos lançaram Movimento Salve o Taquari em Coxim
24/09/2009 - 14:26 Por: Adriano Furtado    Foto: Assessoria de Imprensa

O deputado Junior Mochi (PMDB) disse durante o Grande Expediente, na tribuna da Assembleia Legislativa, que o movimento Salve o Taquari, Respeite o Pantanal, lançado na última segunda-feira, dia 21, em ato na BR-163, próximo a Coxim, é um "grito de alerta" e que o assoreamento do rio pode ser considerado um dos maiores desastres ambientais do país.

O parlamentar também apresentou aos deputados a Carta de Coxim, documento reivindicatório assinado por ele e 11 prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa). Na carta, as autoridades solicitam ao Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que transforme a dotação orçamentária necessária para a execução de ações do Programa de Trabalho Desastres Ambientais na região em Convênios de Repasse de Recursos, permitindo que sejam empenhados ainda este ano.

O documento pede também que a Assembléia Legislativa, o governador André Puccinelli e a bancada federal do Estado realizem todos os esforços necessários para apoiar os municípios da Bacia do Rio Taquari no pleito de celebração dos convênios necessários para implementar as ações de recuperação, conforme orçamento já aprovado.

Mochi e os membros do Cointa explicam que existem vários estudos que apontam para a necessidade de ações emergenciais de intervenção para a recuperação das condições ambientais do Rio Taquari, como o Projeto GEF Pantanal e o relatório do Grupo Técnico Interministerial – GTI Taquari, coordenado pela Casa Civil da Presidência da Republica.

O rio Taquari nasce no município de Alto Taquari (MT) e percorre o Mato Grosso do Sul, no sentido leste-oeste, com cerca de 800 Km de extensão, dos quais cerca de 500 km somente na planície pantaneira, sendo um dos principais formadores do Pantanal. O lançamento do movimento Salve o Taquari, Respeite o Pantanal reuniu cerca de 600 pessoas em ato público. No posto da PRF na BR-163, foram realizadas panfletagem e distribuição de camisetas e mudas de árvores nativas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.