Questionário traça diagnóstico da violência nas escolas

Imagem:
08/10/2009 - 16:40 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

Questionários destinados aos estudantes e pais em Mato Grosso do Sul reunirão informações para a elaboração de um diagnóstico da violência no ambiente escolar.

As 34 perguntas, que serão aplicadas em 234 escolas do Estado (três em cada município), foram discutidas durante a quinta reunião do Grupo de Enfrentamento da Violência Escolar, na tarde desta quinta-feira (08), no Plenarinho Nelito Câmara.

O deputado estadual Junior Mochi (PMDB), membro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa e coordenador do grupo de trabalho, informou que o objetivo é aplicar os questionários ainda este ano.

Ele lembrou que o levantamento é histórico e pioneiro. "Não tenho notícia de algo nesse sentido no país", disse. Segundo o deputado, com as informações do diagnóstico, as 18 entidades participantes do grupo de trabalho poderão articular e desenvolver políticas públicas integradas e mais eficientes de combate à violência nas instituições de ensino e na comunidade local.

O professor Ângelo Motti, coordenador do Projeto Escola de Conselhos-UFMS, reiterou que os professores serão orientados para a aplicação dos questionários. O assunto será tema de nova reunião do grupo, a ser agendada.

Álcool e cigarro

O sargento da Polícia Militar Jaime Gonçalvez, que representou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) na reunião de hoje, sugeriu que sejam enfatizados questionamentos sobre a utilização de álcool e cigarro por parte das crianças e adolescentes.

"O álcool e o cigarro não são considerados como drogas, mas são a porta de entrada para outras mais pesadas; isso deve ser lembrado", disse.

Além do legislativo estadual, representado pelo deputado Mochi, também integram o grupo de trabalho o projeto Escola de Conselhos-UFMS, a Polícia Militar, além de representantes do Judiciário, da Secretaria Estadual de Educação, Conselhos Tutelares, e entidades como a Girassolidário e a Associação das Escolas Particulares de Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.