Picarelli lamenta situação de abandono em assentamentos do Incra

Imagem: Picarelli lamenta situação de abandono em assentamentos do Incra
Picarelli lamenta situação de abandono em assentamentos do Incra
14/10/2009 - 10:43 Por: Adriano Furtado    Foto: Assessoria ALMS

O deputado Maurício Picarelli (PMDB) comentou durante o Grande Expediente na sessão desta quarta-feira, dia 14, que a situação nos assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul é bastante grave. "Falta água, posto de saúde, escola e toda estrutura básica", citou o parlamentar.

Picarelli também falou da importância da lei de sua autoria que implantou no Estado o Índice de Responsabilidade Social, desenvolvido pelo governo e prefeituras para diagnosticar a situação das famílias nos municípios. O peemedebista lamentou a condição de penúria verificada em vários assentamentos que tem visitado.

Nesta terça-feira, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) divulgou resultados de pesquisa Ibope que ouviu mil agricultores em nove assentamentos implantados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A pesquisa demonstrou que 48% dos assentados não produzem o suficiente para sobreviver; 75% não têm acesso aos programas de crédito do governo e 46% compraram suas terras ilegalmente de terceiros.

O deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) comentou que esta situação revelada pela pesquisa é fruto de "ações mafiosas de lideranças do movimento sem terra que monopolizam recursos usados para financiar a bandidagem". Segundo o parlamentar, famílias que não concordam com as invasões acabam prejudicadas por estas lideranças na hora de conseguir um lote.

O deputado Zé Teixeira (DEM) avaliou que falta fiscalização do Incra e Diogo Tita (PPS) acredita que as famílias assentadas devem ter vocação e orientação técnica para produzir.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.