Zé Teixeira critica modelo de reforma agrária no País

Imagem: Zé Teixeira critica modelo de reforma agrária no País
Zé Teixeira critica modelo de reforma agrária no País
14/10/2009 - 11:11 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Assessoria ALMS

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) criticou o modelo de reforma agrária existente no País, que não gera renda nem privilegia quem trabalha. No grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, o parlamentar citou a pesquisa realizada pela CNA (Confederação Nacional de Agricultura), de que 48% dos assentados não produzem o suficiente para a sobrevivência.

Ele defendeu a investigação dos recursos repassados às organizações não-governamentais ligadas aos movimentos dos sem-terra. Teixeira é favorável à criação da CPI para investigar o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra).

Ele citou áreas destinadas para a reforma agrária em Nova Andradina e Ribas do Rio Pardo que seriam ruins para a produção. Lamentou o assentamento de famílias sem vocação para o campo e a obtenção dos lotes por outras que não conseguem financiamento para o plantio.

Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que a reforma agrária foi desvirtuada da função primordial. Ele destacou que foram criados vários assentamentos, mas sem se preocupar com a vibilidade econômica dos assentados.

Pedro Kemp (PT) afirmou que conhece asssentamentos modelos no País. Contudo, ele disse que falta planejamento e assistência técnica nos assentamentos, que são considerados gargalos da reforma agrária.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.