Governador Puccinelli e presidente da Assembleia, Jerson Domingos, iniciam visita oficial à China

Imagem: Governador Puccinelli e presidente da Assembleia, Jerson Domingos, iniciam visita oficial à China
Governador Puccinelli e presidente da Assembleia, Jerson Domingos, iniciam visita oficial à China
21/10/2009 - 10:44 Por: Assessoria de Comunicação Social – ALMS com informações da SEGOV-CO    Foto: Rachid Waqued / SEGOV-CO

Dando início à visita oficial à China, o governador André Puccinelli e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos, reuniram-se na Embaixada brasileira em Pequim com o embaixador Clodoaldo Hugueney Filho e diplomatas.

A comitiva de Mato Grosso do Sul, também composta por empresários, está na China para apresentar oportunidades de investimentos no Estado e avaliar condições de financiamento chinês para a infraestrutura.

O governador disse que o objetivo da visita à China é divulgar as potencialidades que Mato Grosso do Sul oferece para quem deseja investimento produtivo rentável. “Hoje a economia é globalizada, e a China é o maior importador de Mato Grosso do Sul com 18% de tudo que vendemos para o exterior. Este é o País que mais cresce no mundo e nós temos que nos apresentar a eles”, garantiu.

Falando em nome do Legislativo estadual, o presidente da Assembleia, Jerson Domingos, reafirmou “a disposição da classe política em contribuir de forma determinante para ajudar no desenvolvimento do Estado. Isso podemos fazer através da criação e do aperfeiçoamento de leis que garantam a estabilidade social e econômica e dêem aos investidores a certeza de que acordos e contratos firmados com Mato Grosso do Sul serão respeitados pelo Poder Público”.

O governo do Estado está apresentando a autoridades e investidores chineses material de divulgação que tem sido avaliado positivamente. Com essas informações, os executivos chineses conhecem detalhes sobre a realidade de um Estado que pode incorporar até 10 milhões de hectares ao processo produtivo, tem vastas reservas minerais, grande potencial hidrelétrico, além de inúmeras outras oportunidades de negócios.

A visita da comitiva de Mato Grosso do Sul à China ocorre na hora certa, disse o embaixador brasileiro em Pequim, Clodoaldo Hugueney Filho, que tem familiares em Campo Grande e o título honorário de cidadão de Mato Grosso do Sul, garantindo que as relações entre a China e o Brasil entram em um processo de estreitamento, tanto na esfera política, como na área comercial.

Hoje a China é o principal parceiro comercial do Brasil, tendo superado os Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, com negócios bilaterais de 17,2 bilhões de dólares. Depois da recente visita do presidente Lula ao país, uma comissão foi formada para definir um programa de negócios para os próximos cinco anos em todas as áreas de interesse dos dois países.

A Embaixada brasileira em Pequim está à frente dos entendimentos, com avanços significativos, como a liberação das exportações da carne de frango. A próxima luta que já está em curso é a abertura das exportações de carne brasileira para a China.

A agenda de contatos da comitiva de Mato Grosso do Sul na China está sendo coordenada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), entidade que desde 1986 patrocina eventos, missões e rodadas de negócios que aumentem e fortaleçam o aumento do comércio e dos investimentos entre os dois paises.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.