Projeto de Rinaldo institui divulgação sobre hepatites B e C

Imagem: Projeto de Rinaldo institui divulgação sobre hepatites B e C
Projeto de Rinaldo institui divulgação sobre hepatites B e C
23/10/2009 - 10:23 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Líder do PSDB, o deputado estadual Professor Rinaldo apresentou, na sessão de ontem, o Projeto de Lei que institui plano de ação para a divulgação de informações sobre a hepatite dos tipos B e C. O objetivo é divulgar as formas de contágio e de prevenção da doença nos órgãos públicos de Mato Grosso do Sul.

O plano de ação deverá divulgar os riscos de contágio, identificação de eventuais sintomas, exames periódicos para o seu diagnóstico, esclarecimento médico, técnicas de esterilização de materiais de uso comum e procedimentos de higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

A proposta é fazer a divulgação por meio de cartilhas e folhetos, afixação de cartazes, publicação de informes em boletins e utilização de recursos audiovisuais diversos em escolas, postos de saúde e demais repartições públicas.

"A hepatite é uma doença considerada silenciosa e muitos portadores do vírus só descobrem que estão doentes após 20 anos de infecção, dificultando o tratamento e, muitas vezes, levando ao óbito", justificou-se Rinaldo.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1% e 3% da população brasileira têm, respectivamente, as hepatites B e C. No mundo, a Organização Mundial de Saúde estima que a doença tem afetado 650 milhões de pessoas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.