Deputado Rinaldo homenageia cerimonialistas de MS

Imagem:
23/10/2009 - 16:48 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) homenagerá os cerimonialistas de Mato Grosso do Sul na próxima quinta-feira (29), quando se comemora o dia dos profissionais. No Estado, a data foi instituída pela lei nº 3.543/08, proposta pelo deputado.

"É uma justa homenagem a todos aqueles que tanto se dedicam, que são os primeiros a chegar a uma solenidade e os últimos a sair dela", afirmou Professor Rinaldo.

No dia 29, a partir das 20h, 10 cerimonialistas, que atuam na área há pelo menos 15 anos, serão homenageados durante sessão solene no plenário Júlio Maia. São eles: Ana Maria de Cordoue, Djalma Loubet da Rosa, Eliana Izabel Regasso de Souza, Iracy Souto Carvalho Arima, Mariluce Muller da Cunha, Mércia Maria de Lima Chaves, Neuza Batista Guimarães Orro, Paulo Renato Penharbel, Salvador Dodero e Tânia Benedita Salles Gonçalves.

Os cerimonialistas também receberão um livreto com as datas comemorativas oficiais de Mato Grosso do Sul.

Histórico

A origem do cerimonial remonta aos povos chineses, romanos e gregos, que tinham como prática a realização de grandes rituais comemorativos de bodas, torneios de arqueiros, funerais, banquetes e festividades relacionandas à maioridade dos jovens.

No século XII a. C., os chineses escreveram três obras que são praticamente o primeiro registro sistematizado de regras de cerimonial.

Na Idade Média, as normas protocolares passaram a ser adotadas nas cortes feudais da Itália, Espanha, França e Áustria, sendo gradativamente aperfeiçoadas.

No Brasil, a profissão de cerimonialista é regulamentada pelo decreto n° 70.274, de 9 de março de 1972 - a única legislação vigente no país referente às regras de cerimonial público.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.