Palestrante alerta para reflexos do meio ambiente na saúde

Imagem: João Ricardo Filgueiras Tognini
João Ricardo Filgueiras Tognini
29/10/2009 - 16:01 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), João Ricardo Filgueiras Tognini, explicou os reflexos dos danos ambientais na saúde durante palestra ministrada esta tarde na Assembleia Legislativa.

A programação integra as atividades do V Seminário Internacional de Direitos, Águas, Energia, Aquecimento Global e seus Impactos na Agricultura e do VI Seminário de Águas no Mato Grosso do Sul.

Tognini ressaltou que cada cidadão é responsável pelo desenvolvimento sustentável e sente os reflexos de um meio ambiente saudável ou degradado. "Essa relação nossa com o meio ambiente é uma grande engrenagem; uma boa saúde é reflexo de todo um contexto", disse.

Segundo o vice-reitor, são fatores preocupantes o aumento populacional e do consumo de recursos naturais, a degradação ambiental, a crescente emissão de gases poluentes na atmosfera e as dificuldades de acesso a condições mínimas de saúde e higiene, como saneamento básico.

Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 25% das doenças respiratórias são causadas por fatores ambientais evitáveis. "São 13 milhões de mortes todos os anos, isso sem contar o aumento da emissão de gases poluentes, que pode também ocasionar doenças cardíacas", explicou Tognini.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.