Para Corrêa, novo modelo de usinas estimula sustentabilidade

Imagem: Dep. Paulo Corrêa
Dep. Paulo Corrêa
25/11/2009 - 16:13 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Paulo Corrêa (PR) afirmou, nesta quinta-feira (25), que o novo modelo adotado pelas usinas de cana-de-açúcar, com tecnologia e mão de obra qualificada, estimula a utilização sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico.

"A instalação de novas usinas em Mato Grosso do Sul não significa mais danos ambientais ao Estado, hoje a realidade é bem diferente, com os empreendimentos priorizando ações sustentáveis", disse o parlamentar, durante o Seminário O Setor Sucroenergético e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul: Construindo uma agenda positiva. Corrêa preside a comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa de Leis.

Durante o seminário foi lançado o Projeto Agora - Agroenergia e Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul, desenvolvido pela Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, informou que Mato Grosso do Sul já alcançou a independência no setor energético. "Hoje, somos exportadores de energia e vamos avançar ainda mais", afirmou. Segundo ela, a 21º usina de cana-de-açúcar do Estado deverá ser instalada até o fim deste ano.

Também foram proferidas as palestras Etanol e mudança do clima: o Plano Nacional Mudança Climática e as Metas para o Pós-Kyoto (Isaías Macedo - pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas) e Emissões Automotivas do Etanol e Saúde Pública (Paulo Saldiva - professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental da USP).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.