Teruel cobra compensação social em função do Presídio Federal

26/11/2009 - 11:19 Por: Adriano Furtado   

O deputado Pedro Teruel (PT) ocupou a tribuna durante o Grande Expediente na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 26, para cobrar ações de compensação social em virtude da instalação do Presídio Federal em Campo Grande.

O parlamentar participou da audiência pública para debater a transferência de presos para o Presídio Federal de Campo Grande, promovida pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB), e anunciou que será enviada correspondência ao ministro da Justiça, Tarso Genro, cobrando investimentos federais compensatórios, principalmente na região do entorno dos presídios na Capital.

Marquinhos Trad explicou que será sugerido ainda ao ministro que promova um rodízio anual entre os internos do presídio federal com outras unidades e que seja evitada futuramente a transferência de uma só vez de grande número de membros de uma mesma quadrilha. "O ideal é dispersar os componentes dessas quadrilhas criminosas entre as unidades federais", disse Marquinhos. Também será pedido ao Ministério da Justiça mais investimentos no treinamento e aparelhamento das forças policiais locais.

O deputado Teruel também lembrou que o Presídio Federal só foi construído em Campo Grande porque a prefeitura na época aceitou permutar uma área com o Departamento Penitenciário Nacional, com a anuência do governo estadual. O problema, segundo ele, é que como compensação Campo Grande deveria ganhar Aterro Sanitário para o depósito de lixo, o que não aconteceu.

A transferência de presos para o Presídio Federal de Campo Grande causou polêmica após a chegada de 17 chefes do tráfico de drogas do Rio de Janeiro para a penitenciária, que já conta com o narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, o comendador do Mato Grosso, João Arcanjo, entre outros.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.