Duarte cobra novamente informações sobre aplicações do Estado

Imagem:
09/02/2010 - 15:03 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) reiterou, nesta terça-feira (09), o pedido ao
secretário de Governo, Osmar Domingues Jerônymo, com cópia ao governador André Puccinelli (PMDB), solicitando informações sobre aplicações financeiras do Estado.

O requerimento é similar ao apresentado no dia 04 de novembro do ano passado, pouco depois do jornal Correio do Estado ter publicado reportagem segundo a qual o Governo do Estado teria R$ 2,4 bilhões em caixa, rendendo juros.

Paulo Duarte não ficou satisfeito com os balancetes enviados pelo governo em resposta ao requerimento do ano passado, porque, segundo ele, não especificam os extratos atualizados dos valores aplicados, a fonte dos recursos, as instituições financeiras em que se encontram aplicados os valores, os tipos de aplicações, as taxas de rendimento e o resumo dos depósitos e rendimentos no período de janeiro a dezembro de 2009.

"Dinheiro público não pode e nem deve ficar guardado rendendo juros. Essa não é a finalidade do Estado. Os recursos recolhidos a duras penas pelos contribuintes aos cofres públicos devem ser integralmente aplicados na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, na recomposição do poder aquisitivo dos servidores, na modernização da máquina estatal e na execução de políticas sociais", justificou Duarte.

Na tribuna, durante o Grande Expediente, como exemplo de obras que precisam de recursos estatais, o deputado mostrou fotos da ponte sobre o rio Miranda, na região da Estrada Parque, em Corumbá, que teria sido levada pela chuva há 40 dias.

Pedro Kemp (PT) apoiou Duarte e questionou porque os recursos aplicados em bancos não estão sendo usados na recuperação das estradas em Mato Grosso do Sul.

Para os deputados petistas, o governador poderá incorrer em crime de responsabilidade caso não encaminhe as informações detalhadas sobre as aplicações.

O deputado Youssif Domingos (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, e Paulo Corrêa (PR) defenderam em apartes as iniciativas do Governo do Estado em favor do desenvolvimento do Estado e ressaltaram que as contas do Executivo foram analisadas e aprovadas pelos deputados e pelo Tribunal de Contas. A aprovação das contas demonstra que Mato Grosso do Sul vem sendo bem administrado, analisa Corrêa.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.