MS será 1º Estado do Brasil com CRAS em todos os municípios

Imagem: Taciana Silvestrini
Taciana Silvestrini
08/04/2010 - 16:50 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

A coordenadora de Apoio à Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Mato Grosso do Sul, Taciana Silvestrini, disse esta tarde, durante seminário na Assembleia Legislativa, que o Estado é pioneiro na implementação do SUAS no Brasil.

"Mato Grosso do Sul é um dos únicos estados a repassar fundo a fundo os recursos federais para a gestão dos CRAS e será, em breve, o primeiro a contar com um CRAS em cada município", disse, referindo-se aos Centros de Referência de Assistência Social.

Segundo Taciana, que representou a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (SETAS) no evento, Mato Grosso do Sul avançou significativamente no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, há 119 unidades do CRAS no Estado. Em todo Brasil, são 5.798 unidades em 4.329 municípios.

Do diagnóstico à prevenção

A professora da Secretaria Nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Priscila Maia, detalhou as diretrizes dos CRAS, que estão previstas no SUAS.

Para ela, as unidades exercem papel decisivo para o desenvolvimento de ações sociais, considerando as peculiaridades regionais do Brasil.

Nos CRAS, as famílias recebem capacitações diversas. "O CRAS ocupa ainda área de destaque, com condições de identificar as vulnerabilidades, traçar ações para combatê-las e, mais ainda, preveni-las", disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.