Assembleia Legislativa discute royalties do pré-sal para MS

Imagem: Assembleia Legislativa discute royalties do pré-sal para MS
Assembleia Legislativa discute royalties do pré-sal para MS
12/04/2010 - 08:58 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

Os impactos do pré-sal sobre a economia sul-mato-grossense serão tema de audiência pública proposta pelo deputado Paulo Duarte e realizada nesta segunda-feira, dia 12, a partir das 9h, no Plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa.

A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, que se estende por 800 km do litoral brasileiro, desde Santa Catarina até o Espírito Santo, e chega a atingir até 200 km de largura.

Estima-se que as reservas estejam localizadas a mais de 7 km abaixo do nível do mar e sejam equivalentes a 1,6 trilhão de metros cúbiscos de gás e óleo, cinco vezes as reservas atuais do Brasil.

Segundo com Paulo Duarte, ao mesmo tempo em que representa um marco na história, a exploração do pré-sal tem sido alvo de uma grande polêmica: a distribuição dos royalties de forma igualitária entre estados e municípios. "Mato Grosso do Sul não pode ficar fora desta discussão", afirma Paulo Duarte que convidou o senador Delcídio do Amaral (PT) para palestrar durante a audiência pública, que será tramsitida ao vivo pela TV Assembleia, canal 9 da TV a Cabo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.