Deputados estudantes concluem capacitação na Assembleia

Imagem:
30/04/2010 - 16:45 Por: Talitha Moya    Foto: Giuliano Lopes

Os dezoito deputados estudantes e cinco suplentes eleitos durante a 2º edição do Parlamento Jovem de Mato Grosso do Sul concluíram nesta sexta-feira, 30 de abril, o curso de capacitação realizado desde o início da semana na Assembleia Legislativa.

A programação contou com aulas e palestras ministradas pelos servidores e deputados estaduais, que apresentaram aos jovens toda a parte histórica, as funções e o organograma do Poder Legislativo Estadual. Durante o curso, os estudantes também acompanharam, ao vivo, no Plenário Júlio Maia, as sessões ordinárias da semana.

Um dos destaques da programação foi a participação da supervisora regional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Edna Contelli, que falou sobre a inserção do jovem no mercado de trabalho.

A capacitação dos jovens foi organizada pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet (EL/MS), que também ofereceu aos alunos orientações sobre comportamento e etiqueta, além de informações sobre a diplomação e a posse, que serão realizadas no mês de maio.

Segundo a diretora da Escola, Marlene Figueira da Silva, as atividades proporcionaram uma nova visão política aos estudantes. "Muitos têm uma imagem distorcida do trabalho do legislativo e nossos jovens tiveram a oportunidade de compreender o funcionamento do Poder e as responsabilidades de cada um aqui dentro", afirmou. De acordo com a diretora, os jovens são bastantes interessados e entusiasmados na busca de novos conhecimentos.

Histórico

O projeto Parlamento Jovem foi criado em 2005, através da Resolução nº. 026, de autoria do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes. Ele é coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação e o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MS).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.