Professor Rinaldo propõe debate sobre combate à pedofilia

Imagem:
10/05/2010 - 16:10 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) propôs a audiência pública que inicia as atividades da Semana Estadual de Combate à Pedofilia.

Durante o evento, realizado na tarde desta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa, professores, psicólogos, delegados e representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes discutiram mecanismos para evitar e identificar a violência sexual.

O parlamentar, que é autor da lei 3.707/09, que instituiu a Semana Estadual de Combate à Pedofilia, disse que percorreu 50 municípios de Mato Grosso do Sul e que pôde conhecer casos de crianças vítimas de violência.

Segundo Rinaldo, além do "longo caminho" até a punição dos agressores, outra dificuldade na identificação dos casos é a participação de adultos do convívio da criança ou adolescente. "Todos nós temos que estar de mãos dadas para combater todas as formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes", afirmou.

Família e população

Para o padre Paulo Roberto de Oliveira, a pedofilia é mais um indício da crise estrutural pela qual passa a família. "Além da pedofilia temos a violência manifestada de diversas outras formas, como contra a mulher, e nisso temos que estar atentos, no resgate da família", defendeu.

Segundo ele, agressores de crianças e adolescentes não devem ser contemplados com indultos ou outros benefícios da Justiça.

O delegado Elton Galindo, da Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente, afirmou que a população deve ser parceira dos órgãos de defesa de direitos e colaborar denunciando casos de violência. "Todos precisamos estar juntos nesse trabalho", disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.