Secretário diz que Proerd capacitou 90 mil estudantes em MS

Imagem: Sec. Wantuir Jacini
Sec. Wantuir Jacini
25/05/2010 - 16:56 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Elias Alves

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, detalhou esta tarde, durante audiência pública sobre a Política Estadual de Combate às Drogas, as ações do Governo Federal, por meio dos ministérios da Defesa e da Justiça, e apontou como iniciativas bem-sucedidas em Mato Grosso do Sul a atuação do Conselho Estadual Antidrogas e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar.

Segundo ele, o Proerd já capacitou mais de 90 mil estudantes do Estado, orientando, por meio de palestras, as crianças e adolescentes sobre os diversos tipos de drogas e o efeito que provocam no corpo humano. Jacini lembrou ainda que coibir o tráfico em Mato Grosso do Sul exige ações estratégicas, considerando os 1500 km de fronteira seca.

Usuário X traficante

O secretário estadual de Trabalho e Assistência Social, Álvaro Ávila, defendeu a diferenciação entre usuários e traficantes, reiterando que os dependentes precisam de tratamento multidisciplinar. Ávila reconheceu a importância das entidades não-governamentais no tratamento e orientação das famílias.

Já o desembargador Romero Osme Dias Lopes, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, ressaltou que o chamado "tráfico formiguinha", alvo de diversas ações policiais, camufla os grandes traficantes. "Temos que pensar que, prendendo mulas, não atingimos tubarões", disse.

Ele defende penas alternativas para os pequenos traficantes. "Tenho certeza que ninguém aqui discorda disso, que é melhor esta pessoa prestar serviços à comunidade, do que simplesmente ficar presa", afirmou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.