Marquinhos defende importância dos farmacêuticos em MS

Imagem: Dep. Marquinhos Trad
Dep. Marquinhos Trad
27/05/2010 - 15:30 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) defendeu, nesta quinta-feira (27), a importância do trabalho dos farmacêuticos em Mato Grosso do Sul. Ele propôs uma audiência pública sobre o assunto, realizada esta tarde no Plenário Júlio Maia.

Para Marquinhos, que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Casa de Leis, há ainda muito preconceito e desinformação quanto à atuação dos profissionais. "Muitos pensam que cabe ao farmacêutico somente ler a receita e pegar o remédio na prateleira, mas seu trabalho vai muito além disso", disse.

Segundo o deputado, é fundamental a fiscalização do cumprimento da lei nº 5.991/1973, que prevê, entre outras normas, a presença do farmacêutico ou de técnico responsável durante todo o horário de funcionamento das farmácias.

O deputado lembrou que cabe aos profissionais à orientação dos pacientes quanto à posologia dos medicamentos, reações adversas e mesmo a venda fracionada.

Marquinhos já havia usado a tribuna da Casa de Leis, na manhã desta quinta-feira, para falar sobre o assunto. Ele informou que Mato Grosso do Sul é um dos estados com menor piso salarial do Brasil - apenas R$ 926,00 - e que os farmacêuticos não recebem horas-extras trabalhadas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.