Lei de Azambuja declara Maracaju a Capital da Integração

Imagem:
01/06/2010 - 08:58 Por: Adriano Furtado    Foto: Arquivo / Giuliano Lopes

O Diário Oficial do Estado publicou nesta terça-feira, dia 01 de junho, a lei 3.908 que concede a Maracaju - maior produtor de soja do Estado - o título de "Capital da Integração Lavoura Pecuária". A lei sancionada pelo Poder Executivo é de autoria do deputado Reinaldo Azambuja (PSDB).

Segundo Azambuja, "a força da agropecuária de Maracaju ultrapassa os limites da sua fronteira geográfica, repercutindo em toda a economia nacional, sendo reforçada pela integração racional e científica da lavoura com a pecuária, que veio imprimir uma nova visão de desenvolvimento integrado e eficaz".

A técnica do plantio direto da soja em pastagens se iniciou em Maracaju no ano de 1989, graças a visão empreendedora do agricultor Krijn Wielemaker, que desenvolveu - juntamente com as empresas de máquinas e defensivos - equipamentos e produtos que permitissem esse sistema de plantio. Mais tarde essa tecnologia passou a ser adotada pelo agricultor Ake Van der Vinne, agricultor ícone dessa tecnologia e que passou a ser conhecida como Integração Lavoura Pecuária.

"Esse sistema de plantio vem sendo pesquisado e difundido pela Fundação MS, que está sediada em Maracaju e que muito competentemente tem contribuído para o crescimento da Integração Lavoura Pecuária e consequentemente da agropecuária do nosso Estado", justifica Azambuja.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.