Palestra abre a 3ª Semana de Saúde na AL

Imagem:  José Ricardo Nunes da Cunha
José Ricardo Nunes da Cunha
09/11/2010 - 09:52 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

A 3ª Edição da Semana de Saúde começou hoje (09) no saguão da Assembleia Legislativa. O evento, é coordenado pelo Centro de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade da prevenção e educação para que o servidor tenha qualidade de vida e, consequentemente, boa saúde. A programação segue até o dia 12 de novembro.

O doutor em psicologia, José Ricardo Nunes da Cunha, fala nesta manhã sobre Tipologia Familiar e as doenças. O médico falou que a família tem papel fundamental na formação social, e que há necessidade da família estar consciente para os possíveis problemas.

Entre os principais prejuízos socias, Ricardo destacou o autoconsumo de álcool e outras drogas, doenças mentais e emocionais. "Para reverter essa situação a família, deve rever seu papel e neste sentido tem duas escolhas: a saúde ou a doença", alertou. O médico reforçou a importância de que as famílias precisam de apoio e a criação de programas de fortalecimento social.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e, não apenas asência de doenças. Neste sentido que o Centro de Saúde está na Assembleia nesta semana, trazendo informação para o servidor, a diretora de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Fabrícia Rezende de Rezende reforça que "o servidor sabendo se prevenir evita situações de risco".

Durante os três dias do evento serão 30 expositores voltados à saúde. Amanhã a palestra é sobre Saúde do Homem com a psicóloga Elaine A. Espíndola a partir das 8h no Plenarinho da Assembleia.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.