Corrêa e empresas de transportes debatem redução de impostos

Imagem:
02/12/2010 - 17:05 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Paulo Corrêa (PR) reuniu, na tarde desta quinta-feira (02), no Plenarinho Nelito Câmara, representantes de 30 empresas de transportes de cargas de Mato Grosso do Sul, na audiência pública Redução dos Impostos para Frotistas. O objetivo foi discutir propostas para desonerar o setor.

Segundo Corrêa, que preside as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Turismo, Indústria e Comércio da Casa de Leis, os empresários na área de transportes devem receber incentivos da mesma forma que novas indústrias ou outros empreendimentos que se instalam no Estado. “Por que algumas empresas recebem determinados benefícios e as de transportes, que igualmente empregam e produzem, não?”, questionou o parlamentar, lembrando que somente uma carreta custa, em média, entre R$ 450 mil e R$ 600 mil. “Quem trabalha no setor de transportes aqui faz um investimento considerável”, disse.

Para Rodrigo Possari, da Viação Cruzeiro do Sul, falta competitividade às empresas sul-mato-grossenses. “Falta incentivo para o setor de serviços; empresas novas, que trazem alguns poucos funcionários, muitas vezes recebem muitos benefícios, e outras, que estão aqui há 30 anos e chegam a empregar 600 pessoas, não têm o mesmo tratamento”, enfatizou.

Propostas

Após os debates, ficou acordada a elaboração de dois projetos de decreto legislativo, de autoria do deputado Paulo Corrêa. Segundo o parlamentar, o primeiro projeto determinará a redução de 50% no Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para as empresas de transporte de cargas.

Já o segundo, fixa os vencimentos do IPVA em conformidade com o licenciamento – de acordo com as placas dos veículos (de janeiro a outubro). Atualmente, o imposto vence em janeiro, mas pode ser parcelado em três vezes.

Corrêa informou que as propostas, elaboradas em conjunto com os representantes das transportadoras, serão finalizadas até a próxima terça-feira (07) e deverão começar a tramitar na Assembleia ainda este ano.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Carga do Mato Grosso do Sul (Setcems), Horst Otto Schley, o diretor do Grupo Locatelli, Édilo Francisco Trentin; e Michael Frank Gorski, da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).


Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.