Dione entrega título de cidadão e Comenda do Mérito Legislativo

Imagem: Auta Bordim Sonvezzo e Dep. Dione
Auta Bordim Sonvezzo e Dep. Dione
02/12/2010 - 20:57 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

Por proposição da deputada Dione Hashioka (PSDB), segunda secretária da Assembleia Legislativa, cinco pessoas foram homenageadas na noite desta quinta-feira (02), durante sessão solene realizada no Plenário Júlio Maia.

Entre os homenageados, a professora Auta Bordim Sonvezzo, com reconhecida atuação na área social em Batayporã, que recebeu o Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense. “Não digo que tenho orgulho, porque essa não é uma palavra muito bonita; estou sim envaidecida de estar aqui e receber esta homenagem”, disse.

Auta nasceu em Santa Adélia, no interior de São Paulo, e morou em Álvares Machado, onde o esposo, Alcides Sãovesso, foi vereador e vice-prefeito. Mudaram-se para Mato Grosso do Sul em julho de 1965, instalando-se em Batayporã. Lá, trabalharam na compra e venda de cereais.

Quando o marido foi eleito prefeito do município, Auta, já como primeira-dama, realizou diversas ações sociais, de apoio às gestantes, às crianças e idosos. Foi supervisora da merenda escolar que era doada pela Prefeitura às escolas.

Cidadãos de MS

Também receberam o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense o filho de Durval Andrade Filho, que não pôde comparecer à solenidade, e Mércia Bertelli Alves. Dona Mércia, como é conhecida, nasceu em Anta Gorda (RS). Em 1961, veio com o marido, Antonio Alves Filho, para Nova Andradina, onde, após anos de trabalho como funcionários, abriram o Armazém Paraíso, que se transformou em Supermercado Paraíso (1991) e Paraíso Avenida (2009).

Além da atuação empresarial, Dona Mércia atua no apoio às instituições assistenciais do município e desempenha trabalhos voluntários.

Comenda

Representantes da professora Nair Palácio de Souza (in memorian) receberam em nome dela a Comenda do Mérito Legislativo. Nair nasceu em Birigui (SP). Morou em Guararapes (SP), onde iniciou seus trabalhos como professora leiga.

Chegou ao Mato Grosso do Sul, em Batayporã, em 1963. Atuou como professora, inspetora de alunos e foi reconhecida por seu profissionalismo e dedicação.

A administradora Ida Merces Nascimento Ribeiro, que também foi agraciada com a Medalha do Mérito Legislativo, nasceu em Loanda (PR), mas escolheu Nova Andradina (MS) para dedicar-se à gastronomia e cultura, administrando o Pesqueiro Campestre.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.